Paz e Alegria Sempre!!!!!!!!!!

Seja bem vindo ao blog do Programa TUDO AV Que os ANJOS iluminem o seu caminho.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

XXV ENCONTRO DE TERNO DE REIS DE CAETITÉ E REGIÃO

No último domingo dia 16 de janeiro Caetité esteve em Festa, foi a 25ª Edição do Festival de Reis de Caetité e Região.
A Praça da Catedral estava repleta de visitantes e Turistas que apesar do intenso calor vibraram com a apresentação de 21 grupos de ternos de Reis.




E a Rádio Educadora transmitiu tudo ao vivo através da sua equipe de Locutores:
Marivaldo Junqueira, Silvano Silva, Juliana Moreira e Jota Rodrigues.






Você sabe o que terno de reis?

O Terno de Reis, ou Folia de Reis é um festejo de origem portuguêsa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.

Origens
Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltazar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.
Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de Janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro do Estado.
Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos. Trata-se de um tradição originária de Portugal que ganhou força especialmente no século XIX e mantem-se viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo,Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás,Rio de Janeiro, Santa Catarina, dentre outros.
Na cidade de Muqui, sul do Espírito Santo, acontece desde 1950 o Encontro Nacional de Folia de Reis, que reúne cerca de 90 grupos de Folias do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. É o maior e mais antigo encontro de Folias de Reis do país. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura do Município e tem data móvel.
No Brasil a visitação das casas, que dura do final de dezembro até o dia de Reis, é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e da acordeon, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.
Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Capitão da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.
As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê. Contudo ao contrário dos Reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas, exceto, obviamente, as fartas mesas dos jantares e as bebidas que são oferecidas aos foliões.
Grupos incrementados
Uma das formas de sobrevivência da manifestação folclórica, especialmente nas grandes cidades, foi a incorporação nos Ternos de elementos figurativos, com a finalidade de promover apresentações para turistas.
Fonte: Wikipédia


Agradecemos a todos os ouvintes e a nossa equipe de Patrocinadores:


1. Agropecuária Silva A mais completa empresa do seguimento agropecuário de Caetitté Tv Palestina    Nº 47 Próximo a Praça do Mercado, do Amigo Valmir Parente 3454-4150
2. Auto Center Caetité.Pneus Alinhamento, Balanceamento, Acessório para autos e troca de óleo. Praça Tancredo Neves, Mulungu. 3454-4242
3. Borracharia Brito. Rod. Caetité Igaporã – 9994-8069. Dailton Lanches agradece a Preferencia
4. Ótica Visual. Porque ver é um grande barato
5. Foto Estrela. Relação de Fotos para matricula em 5 min, Brinde um chaveiro.
6. Supermercado Pedro Cruz – O verdão da Cidade. Av. Luiz Bento, 210 Pedro Cruz. 3454-3318
7. Comatec Materiais de Construção e Mercearia Maik Junior Av. Antônio Almeida, 145 – Ovídio Teixeira.Milton e Maria agradecem a prefencia.
8. Leticia Fogos. 9994-7998 Falar com Amorim
9. Contabilidade Rinaj – Confiança e credibilidade para sua empresa Av
Santana nº 3454-2114
10. Panificadora Cardoso – Produzindo produtos de qualidade para o seu bom gosto. Av Waldique Soriano, nº41 Contato: 3454-2673
11.O Avistão Souza - Onde o bom atendimento e o preço baixo faz a diferença. Av Antonio Almeida Nº 455, contato: 3454-4009
12. W Som Sonorização. 9957-3050

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

RECEITA DA HORA

Mousse de manga


 Ingredientes:

2 mangas maduras

• 1 lata de leite condensado
• 1 lata de creme de leite
• 1 lata de leite de vaca

Modo de Preparo:Modo de Preparo

1. Bata tudo no liquidificador e leve à geladeira por 2 horas